Ambiente do Aluno

WORKSHOP DE OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS E RECURSOS

REALIZAÇÃO: data sendo reprogramada
CARGA HORÁRIA: 12 horas /aula
LOCAL: Av. Presidente Vargas, 583/ 2º andar – Centro ( próximo ao metrô da Uruguaiana)


INVESTIMENTO:
Administrador Registrado R$ 680,00 / não registrado R$ 800,00
Parcelado em 3X no cartão de crédito ou cheque.

JUSTIFICATIVA:
A prática de reduzir custos e evitar o desperdício nem sempre fez parte do comportamento, hábitos e até da nossa cultura empresarial. Apesar disso, nosso crescimento e desenvolvimento econômico vem conquistando espaço, concorrendo em mercados do exterior
No entanto, este cenário bastante favorável modificou-se, nos últimos anos, por um lado pela presença dos importados a preços e/ou qualidade mais convidativos que os nossos e, também, pela atual crise internacional e suas repercussões.
Com isso, torna-se oportuno, se não essencial, uma preocupação, cada vez maior, com a sustentabilidade das nossas empresas, a partir da qualidade de nossos produtos e serviços , e mais ainda, da eficiência e produtividade das nossas empresas e do lucro daí resultante.


OBJETIVOS:
Ora, uma das soluções para tal problema consiste – até obviamente– , de um lado em aumentar receitas e, de outro, reduzir custos e aplicar mais eficientemente os recursos empregados na produção.
Tal iniciativa – a Otimização de nossos Custos e/ou Recursos–, certamente garantiria margens mais generosas para as empresas, melhor preço/qualidade para o consumidor , presença mais proativa junto à concorrência, quando não a sobrevivência do próprio negócio


METODOLOGIA:
O professor não ensina, o aluno é quem aprende. Com isso, nossa metodologia vai criar um espaço de saber onde se irá da prática para teoria, de casos realmente vividos e das soluções então encontradas para uma sua atualização criativa e oportuna.
Para isso utiliza-se a metodologia didática “em jogral” onde dois apresentadores, ao mesmo tempo – consultores com dezenas de anos de experiência-, dialogam com os participantes construindo todos, num ambiente de interação franca e espontânea , conceitos, diretrizes, roteiros de intervenção e o desenvolvimento dos programas.


PÚBLICO-ALVO:
Gestores envolvidos na gestão, redução dos custos e aumentos das margens do negócio.
Executivos interessados no aumento de produtividade e da sustentabilidade do negócio.


LOGÍSTICA:
O Workshop, apoiado em farto material de referência, será realizado em nossa Sede, com a duração de 12 horas, distribuídas como segue :
Dia 10 de maio – 6ª,feira, das 09h às 18h
Dia 11 de maio – Sábado, das 09h às 13h


PROGRAMA:

1 – Introdução:
a) O problema central
b) Redução x Otimização
c) Alternativas e oportunidades


2– As Leis do Desperdício:
a) Hábitos e comportamentos
b) As Cinco Leis e sua “implementação”
c) Otimizando sua efetividade (eficiência + eficácia)


3– Técnicas e Instrumentos de Ação:
a) Onde está o problema?
b) A Matriz de Otimização
c) Análise do Custo/valor
d) Outras abordagens


4– Um Plano de Ação
a) Resistência e mudança
b) O esquema dos “Cinco R’s”
c) O POC – Programa de Otimização de Custos
d) Implementação e Controle


5– Laboratório da Consultoria
Três meses, além das 12h- O Workshop tem ainda uma oferta especial aos participantes: nosso CAD “ Coaching a Distância – aconselhamento didático ( 02h/mês por telefone ou skype, totalizando 06h), após o Curso, desfazendo dúvidas e oferecendo sugestões e apoio à atividade profissional.


CONSULTORES DO CURSO:

Luiz Affonso Romano
Consultor Organizacional, coach de consultores e professor dos Cursos de Desenvolvimento/ Formação de Consultores, do MBA Formação de Consultores. Coordenou o Comitê de Serviços e do Combate ao Desperdício na Indústria do PBQP. Historiou o Controle de Preços no Brasil: Intervenção e Regulação no Brasil (2005). Coautor , entre outros, dos códigos do IBEF Nacional( 2004) e da CBV Confederação Brasileira de Voleibol (2001 e 2012/13). É colunista do Administradores.com.br, Qualidade Brasil, do Ouvimos por aí e do www.blogdoconsultor.com. Membro dos Conselhos do IARJ, IBEF, ACRJ, entre outros. Idealizador, cocoordenador e professor do MBA da Indústria Farmacêutica EESP Febrafarma (2005/6/7/8/ 9/10). Consultoria e Coaching, entre outros: executivos que migram para a consultoria, consultores, indústria, esporte, saúde, energia, entidades, educação, comunicações…Cocoordenador da pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil (2011) e coautor da versão On line do Curso de Desenvolvimento de Consultores (2012).


Paulo Jacobsen
Professor, consultor de organizações e coach. Consultor Credenciado em “Organization Behaviour” (Psicologia Social das Organizações), pela ODA- International; mestre em Engenharia Industrial e graduado pela Stanford Business School, no seu Programa ICAME para Professores de Finanças. . Sempre presente na mídia (Veja, por exemplo www.luizaffonsoromano.com) e autor de vários livros e vídeos de Treinamento, entre outros: “Prosolve Processo Decisório: da Criatividade à Sistematização”; “Capital Intelectual”; “ Gerência de Oportunidades ” e Otimização de Custos e Recursos- Produtividade”, editados pela COP Editora/ Suma. Professor do Curso de Capacitação/Desenvolvimento/ Formação em Consultoria. Cocoordenador da pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil (2011), conta, dentre seus clientes a Petrobras, Copasa, Caterpillar, Ericsson, PQU, WEG, Amcham, ISDN, Cemig, Febrafarma, FGV, FGVJr, Shell, Vale, Garoto e Energio. Além disso é Coautor da versão On line do Curso de Desenvolvimento de Consultores (2012).
 

 inscricao

“As turmas serão abertas, de acordo com o número de alunos matriculados necessários à viabilidade dos cursos”.


INSCRIÇÕES:

Cheque nominal ao IARJ – Av. Pres. Vargas, 583/2º andar – Centro – RJ ou
depósito ou transferência para:

Dados bancários:
Banco: 104 ( Caixa Econômica Federal)
Ag: 0209
Op: 003
Conta-corrente: 2350-8
Favorecido: Instituto de Administração do Rio de Janeiro


INFORMAÇÕES:
Tels.: (21) 2224-7939 | e-mail: iarj@iarj.org.br


OBS: O ENVIO DA FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO NÃO GARANTE VAGA NA TURMA DE INTERESSE, SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO ALUNO EM NOSSA SEDE ( AV. PRESIDENTE VARGAS, 583/2° ANDAR) PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA.