Ambiente do Aluno

PREPARATÓRIO CPA – 10 – CAPACITAÇÃO EM FINANÇAS BANCÁRIAS

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA – SÉRIE 10 – CPA 10
O Instituto de Administração do Rio de Janeiro (IARJ) confere um diferencial qualitativo em relação aos demais cursos que formam  para o CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA – SÉRIE 10 – CPA 10. Deseja-se transmitir aos participantes, além das habilidades e conhecimentos necessários à aprovação no teste de certificação, também uma formação mais consistente que vise a suprir as lacunas de aprendizado na área de finanças bancárias.

O curso prepara para o CPA- 10 e oferece ao seu egresso um certificado de Capacitação que muito lhe ajudará no mercado de empregos e ocupações na área de finanças.

 

Além disso, os professores apresentam os conteúdos, passo a passo, sem correrias e detalhando aspectos que cada módulo necessita. Diferente de outros cursos oferecidos, o curso prepara, em 5 meses, os participantes para obter êxito na Certificação na área de Finanças Bancárias e na aquisição de conhecimentos e informações na prática  de mercado.

 

Assim, o Curso  de CAPACITAÇÃO EM FINANÇAS BANCÁRIAS vem para preparar melhor egressos dos cursos de gestão, economia e finanças para cargos e funções bancárias.

 

POPULAÇÃO ALVO: profissionais que atuam e desejam atuar na área financeira. Profissionais que desejam preparar-se para  a prova de certificação CPA 10. OBJETIVOS -Capacitar os participantes de conhecimento técnico para a realização do Exame de Certificação conforme Resolução n.º 3.158/03 do Conselho Monetário Nacional; -Aperfeiçoar profissionais da área de finanças.


CARGA HORÁRIA:
140 h


INÍCIO:
Sendo reprogramada!

DURAÇÃO: 5 meses.COMPETÊNCIAS: quantitativas, sociais e gerenciais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Módulo – Noções de Economia e Finanças
1.1 – Noções de Economia (20h)
» veja o conteúdo completo clicando aqui.
Conceitos básicos de economia; Microeconomia – Recursos escassos x Necessidades limitadas, Agentes Econômicos, Fluxo Circular da Renda, Oferta x Demanda, Equilíbrio de Mercado, Efeito dos Tributos sobre Sistema de preços, Estruturas de Mercado; Macroeconomia – Contas Nacionais, Produto Nacional, Renda Nacional e Despesa Global, Consumo e Poupança, Equilíbrio entre Poupança e Investimento, Produto Real e Produto Nominal, Moeda, Demanda e Oferta de Moeda, Teoria Quantitativa da Moeda, Base Monetária e o Efeito Multiplicador da Moeda, Inflação, Política Monetária e Fiscal, Crescimento Econômico; Economia Brasileira – Indicadores Fiscais Brasileiros, Dívida Pública, Necessidade de Financiamento do Setor Público, Política de Rendas, Desenvolvimento e Distribuição de Renda, Processo Inflacionário Brasileiro e Planos de Combate à Inflação, Taxas de Câmbio e Mercado Cambial, Estabilização e o Plano Real, Crises Financeiras, Política Industrial e Competitividade, Concentração Econômica e CADE, Privatizações e Reformas, Globalização e Inserção Externa; Economia Internacional – Teoria Clássica do Comércio Internacional, Tarifas, subsídios e protecionismo, Instituições reguladoras do comércio internacional, Balanço de Pagamentos, Déficit e ajustes no balanço de pagamentos, Pagamentos internacionais, Paridade do poder de compra, Integração Econômica, Empresas Transnacionais e Investimentos Diretos, Ataques especulativos; e Teoria dos Jogos, uma Introdução – Formas de representação de um jogo, Tipos de Jugos e Solução dos Jogos.1.2 – Noções de Finanças 20hDeterminação de Juros: Taxa de Juros – Composição da Taxa de Juros, Papel da Taxa de Juros, Taxa de Juros Efetiva, Taxa de Juros Nominal, Taxa de Juros Real, Taxas Equivalentes e Proporcional; Regimes de Capitalização – Capitalização Simples, Capitalização Composta, Fator de Capitalização. Matemática Financeira: Juros Simples, Juros Compostos, Tipos de Descontos – Descontos Simples, Descontos Compostos; Análise de Investimentos – Valor Atual Presente, Taxa Interna de Retorno, Payback. Indicadores Financeiros: Índice de Referência, Tipos de Taxas de Juros; Marcação a Mercado – Marcação de Título Prefixado, Marcação de Título Pós-fixado; Prazo Médio, Volatilidade; Rentabilidade.
2. Módulo – Sistema Financeiro Nacional (20h)
» veja o conteúdo completo clicando aqui.
Função; Estrutura – Subsistema Normativo – Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados, Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Agentes Especiais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, BASA, Banco do Nordeste do Brasil, Subsistema Operativo – As Instituições Financeiras Captadoras de Depósito à Vista, Demais Instituições Financeiras, Instituições Auxiliares, Entidades ligadas aos Sistemas de Previdência e Seguros, Administração de Recursos de Terceiros, Sistema de Liquidação e Custódia; Sistema de Pagamento Brasileiro- SPB e Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

3. Módulo – Ética e Relacionamento (20 h)
» veja o conteúdo completo clicando aqui.
Conceito de Ética, Ética no Mercado Financeiro; Princípios Éticos, Principais Princípios Éticos e Regras de Conduta – Integridade, Objetividade, Competência, Confidencialidade, Profissionalismo; Demais princípios e Regas – Probidade, Diligência, Conhecimento do Cliente ; Relacionamento – Ética na Venda(Venda Casada, Legislação, Restrições ao Investidor, Sigilo de Operações Financeiras, Instituições sujeitas ao Sigilo Bancário, Quebra de Sigilo, Informações sobre Operações Financeiras), Princípios do Direito do Consumidor (Direitos básicos, Responsabilidade pelos Produtos, Publicidade, Práticas e cláusulas abusivas, Proteção Contratual, Órgãos de Defesa do Consumidor, Regras de Atendimento Bancário); Prevenção contra Lavagem de Dinheiro – conceito e legislação; Crimes contra o Mercado de Capitais – Informações privilegiadas, Manipulação do Mercado.
4 – Módulo – Mercado Financeiro 20 h
» veja o conteúdo completo clicando aqui.
Introdução ao Mercado Financeiro, Poupar e Investir, Dinâmica do Mercado Financeiro, Segmentação dos Mercados, Ativos de Renda Fixa (Títulos Públicos e Títulos Privados); Ativos de Renda Variável; Mercado de Câmbio (Mercado Primário e Interbancário, Contrato de Câmbio, Estrutura do Mercado de Câmbio, Intervenção do Bacen, Regimes Cambiais, Exportação, Formas de Pagamento, Financiamento à Exportação, Programa de Financiamento às Exportações, Securitização de Exportações e Importação); Mercado de Crédito (Os Elementos do Mercado de Crédito Bancário, Dinâmica das Operações, Critérios de Concessão, Taxas de Juros, Garantias); Produtos e Serviços Bancários – Produtos Ativos, Produtos de Investimentos, Produtos Passivos, Outras Operações.
5 – Módulo – Mercado de Capitais 20 h
» veja o conteúdo completo clicando aqui.
Histórico, Introduzindo o Mercado de Capitais, O processo de Abertura de Capital, Estrutura do Mercado de Capitais – Definição de Valores Mobiliários, Bovespa; Mercado Primário ou Underwriting – Aspectos Legais, Tipos de Subscrição; Mercado Secundário – Tipos de Ordens, Processos de Negociação, Formas de Negociação, Modalidades Operacionais; Outros Locais de Negociação – Mercado Balcão, Mercado de Balcão Organizado; Mercado de Derivativos – Entidades, Agentes; Índices do Mercado Acionário – O Ibovespa, Os Outros Índices; O Novo Mercado – Importância das Práticas de Governança Corporativa, Condições Necessárias, Níveis de Transparência; Principais Ativos de Emissão das Companhias – Ações, Debêntures, Commercial Papers, Bônus de Subscrição; Mercado Internacional – American Depositary Receipt, Global Depositary Receipt, Brazilian Depositary Receipt.
6 – Módulo – Fundos de Investimentos 20h
» veja o conteúdo completo clicando aqui.

 

A Indústria de Fundos no Brasil; Mercados – Mercado DI, Mercado Cambial, Mercado de Renda Fixa, Mercado de Ações, Mercado de Derivativos; Riscos – Risco de Mercado, Risco de Crédito, Risco de Liquidez, Indicadores de Risco; Aplicação e Resgate – Fundos Abertos, Fundos Fechados, Transformação do Fundo, Fundo Exclusivo; Cotas; Gestão dos Recursos; Vantagens de se Investir em Fundos; Divulgação de Informações; Funções e Responsabilidades – Administrador, Gestor, Distribuidores, Custodiantes, Auditores Independentes; Classificação dos Fundos de Investimento – Fundo de Curto Prazo, Fundo Referenciado, Fundo de Renda Fixa, Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários, Fundo Cambial, Fundo de Dívida Externa, Fundo Multimercado; Fundos Ohh-shorte, Clube de Investimento, Fundos de Investimentos em Cotas de Fundos de Investimento; Outros Fundos de Investimento – Fundo de Investimento Imobiliário, Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes, Fundo de Índice, Fundo Mútuos de Privatização-FGTS, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC, Fundo de Investimentos em Participações, Fundo de Previdência Privada.

Metodologia
Aulas presenciais contemplam trabalhos vivenciais, informações expositivas e simulações contextualizadas com foco nos objetivos do curso, em amplitude, profundidade e linguagem apropriada ao nível dos alunos.
O sistema de aprendizado baseia-se no seguinte ciclo: experimentação simulada; análise crítica do aprendizado; reforço de conceitos; verificação do aprendizado, e reinicio do ciclo de aprendizagem.

Professores:

PROF. ALBERTO ALMEIDA (Clique para ver o Mini-Currículo)

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV. Especialista em Finanças Corporativas pela PUC e Graduado em Administração pela UCAM. Leciona disciplinas na área de Administração, Finanças e Contabilidade, em nível de graduação e de pós-graduação. Ministra também cursos in company. Atuou na iniciativa privada, ao longo de 10 anos, nas áreas de Planejamento Financeiro, Controle e Auditoria. Atualmente, é Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do RJ, onde ingressou por concurso público no ano de 2000. (informado pelo próprio)
PROF. LEANDRO CHEVITARESE (Clique para ver o Mini-Currículo)
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Ética.
Mestre em Filosofia também pela PUC-Rio, na área de Filosofia da Cultura, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Instituto de Psicologia/EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Ética Ambiental, e graduado em Filosofia pela UERJ.
Atualmente é professor dos cursos de MBA da FGV, lecionando disciplinas como “Conduta Ética”, “Ética e Responsabilidade Social”, “Ética, Governança Coorporativa e Responsabilidade Sócio-ambiental”, “Filosofia e Sociologia para Gestores”, “Ética profissional” etc; professor do curso de Especialização em Filosofia Contemporânea (pós-graduação lato-sensu) da PUC-Rio, lecionando as disciplinas “Ética e Subjetividade na contemporaneidade” e “Teoria Crítica”.
Autor de diversos artigos e capítulos de livros. (informado pelo próprio)
PROF. IVAN ATHERINO (Clique para ver o Mini-Currículo)
Mestre em Administração e MBA em Finanças  pelo IBMEC, especialista em Economia pela EPGE/FGV.
Graduado em Economia e Direito pela UCAM.
Especializou-se em mercado financeiro.
É consultor de finanças pessoais e corporativas.
Realiza treinamentos e cursos livres na área de finanças e economia pela AMBIMA.
Leciona na graduação pela Universidade Estácio de Sá e nos cursos de CBA e MBA do IBMEC.
Foi profissional do mercado financeiro, tendo adquirido grande experiência na administração de recursos de terceiros e de carteira própria de instituições do mercado.
É diretor da empresa de consultoria Liderança & Sucesso onde também realiza treinamentos e cursos de reciclagem para profissionais do mercado financeiro.(informado pelo próprio)
PROF. PAULO ADENES (Clique para ver o Mini-Currículo)
Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ e Analista do Banco Central. (extraído da Plataforma Lattes)

inscricao

“As turmas serão abertas, de acordo com o número de alunos matriculados necessários à viabilidade dos cursos”.