Ambiente do Aluno

MBA (UFRJ & IARJ )

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

MBA – GESTÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Ênfase em Educação Corporativa

Proc. nº 026317/96-38 aprovado/CEPG em 11/07/1997

Pós-Graduação Lato Sensu – 360 h/a

OBJETIVOS Formar especialistas em Gestão Empresarial com foco na Educação Corporativa, capacitando para o exercício gerencial, planejamento e formulação de políticas e estratégias de ação.
PÚBLICO ALVO Profissionais com formação superior que atuam ou com perspectivas de exercer funções de direção, gerência e assessoria em Organizações na área de Educação.
ESTRUTURA DO CURSO O programa permite o ingresso por disciplinas, abrangendo disciplinas de 15 a 30 h/a e acompanhamento docente à distância.
METODOLOGIA Aulas participativas, simulações, estudo de casos ,debates, relato de experiências, dinâmicas de grupo e seminários.

INFORMAÇÕES

SÁBADOS QUINZENAIS:
LOCAL: Av. Presidente Vargas, 583/2º andar – Centro do Rio de Janeiro, próximo ao metrô da Uruguaiana.
INFORMAÇÕES: Telefone: 21 2224-7939
E-mail: posgraduacao@iarj.org.br
INSCRIÇÕES: Ficha de pré inscrição enviada via internet para o endereco: posgraduacao@iarj.org.br

Comparecer ao IARJ munido de 2 retratos ¾, diploma de graduação ou documento similar, cópia de documentos: RG, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado.

VAGAS: Serão oferecidas 35 vagas para o curso.
SELEÇÃO: Fundamenta-se na análise de currículo e entrevista com a Coordenação.

- No currículo do candidato serão observados a formação acadêmica, dando-se preferência àqueles com graduação em Administração, Educação, Economia, Ciências Contábeis e àqueles com curso de aperfeiçoamento, pós-graduação voltados à Gestão Educacional.

- Na experiência profissional, buscar-se-ão candidatos com experiência nas áreas de Gestão da Educação e de Empresas.

- A entrevista terá como objetivo diminuir eventuais dúvidas quanto ao currículo do candidato, buscando estimar o nível de comprometimento do candidato com o curso.

OBS.: O ENVIO DA FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO NÃO GARANTE VAGA NA TURMA DE INTERESSE, SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO ALUNO EM NOSSA SEDE (AV. PRESIDENTE VARGAS 583/2º ANDAR) PARA A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO E DO DOCUMENTO DE PERFIL.

PROGRAMA

ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - A Tecnologia e a Informação como Meio de Capacitação nas Organizações; Informação e Conhecimento; Informatização e Comunicação na Educação Corporativa; Educação á Distância:CSCW, CSCL; Tecnologias Educacionais.
AVALIAÇÃO DE TALENTOS E RESULTADOS - Avaliação e Questões de Concepções Filosóficas; Avaliação e Relacionamento Coletivo; Ferramentas na Avaliação por: Desempenho, Resultados e por Competências.
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E ORGANIZACIONAL - Diagnóstico Organizacional; Gerenciamento da Organização Formal / Informal; Habilidades Gerenciais; Motivação e Liderança; Inteligência Emocional ; Gerenciamento de Mudanças.
ECONOMIA EMPRESARIAL - Política Econômica; Formação de Preços e Ambiente Empresarial; Globalização e Risco Cambial; Financiamento da Empresa.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - Planejamento Estratégico e Análise Competitiva; Estratégias para Competitividade e Globalização; Análise do Ambiente Externo e Avaliação da Concorrência ; Análise dos Recursos.
GESTÃO DE MARKETING - Estratégia de Marketing; Estudo e Segmentação de Mercados; Composto de MKT: Produto, Preço, Praça e Promoção.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - Gestão do Conhecimento; Desenvolvimento de Competências, Habilidades e Atitudes; Educação Continuada.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO - Fundamentose Fatores Condicionantes da Decisão Organizacional; Estilos Decisórios e Técnicas de Negociação; Modelos para Análise de Problemas e Tomada de Decisão.
TÉCNICAS E MÉTODOS DE PESQUISA - Elaboração de Projetos de Monografia; Metodologia e Técnicas de Pesquisa; Coleta, Análise e Tratamento de Dados.
GESTÃO DO CONHECIMENTO - 30 h/a – Gestão do Conhecimento e T & D; Teoria da Criação de Conhecimento nas Organizações; Conhecimento Tático e Explícito; Elementos da Gestão de Conhecimento; Universidades Corporativas; E-learning; Organizações de Aprendizagem; Diagnóstico e Avaliação de Programas de Treinamento.
TÓPICOS ESPECIAIS - Ética, Responsabilidade Social e Formação Profissional. Fundamentos Psicossociais e Desenvolvimento Profissional.

CORPO DOCENTE

Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca - DSc. Administração COPPEAD/UFRJ; MSc. Administração; Economista; Docente da FACC/UFRJ.
Ana Shirley de França Moraes - MSc. Administração de Política da Educação Superior UERJ; MSc. Psicopedagogia – Universidade de La Habana; Administradora; Diretora Adjunta de Ensino e Educação Corporativa do IARJ.
Andréa Gomes Bittencourt - MSc. Administração FGV/RJ; Economista; Docente da Pós-Graduação da UFF; Coordenadora Acadêmica da Universidade a Distância Estácio de Sá.
Antônio Eugênio Mariani Passos - MSc. Psicologia; Especialista em Recursos Humanos; Psicólogo; Docente da FACC/UFRJ.
Henrique Westenberger - MSc. Estatística-Matemática; Especialista em Logística; Engenheiro; Coordenador de Curso e Docente da FACC/UFRJ.
Irene Carmen Carvalho - MSc. Administração; Especialista em Recursos Humanos; Especialista em Análise de Sistemas Administrativos; Administradora; Economista; Licenciada em Belas Artes; Docente da FACC/UFRJ.
Jorge Cláudio de Oliveira Lima - DSc. Economia Université/Montreal; MSc. Economia Universidade Mc Gil/Montreal – Canadá; MSc. Economia FGV/RJ; Economista; Docente da UFRJ e Economista do BNDES.
Maria Alice Ferruccio Rainho - DSc. e MSc. Engenharia de Produção COPPE/UFRJ; Especialista em Recursos Humanos; Psicóloga; Docente da COPPE/UFRJ.
Paulo Cesar Teixeira - DSc. Engenharia de Produção COPPE/UFRJ; MSc. Educação Faculdade de Educação/UFRJ; Administrador; Economista; Docente da PUC; Reitor do Centro Universitário Celso Lisboa; Presidente do IARJ.
Rafael Rocha Jaime - MSc. Ciências Sociais; Especialista em Sociologia Política e Cultura; Jornalista; Docente e Coordenador Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.
Ricardo Rohm - DSc. Administração EBAPE/FGV; MSc. Administração; Especialista em Recursos Humanos; Psicólogo; Docente da FACC/UFRJ.
Valdecy Farias Leite - DSc. Administração COPPEAD/UFRJ; MSc. Administração COPPEAD/UFRJ; Especialista em Marketing; Engenheiro; Docente da FACC/UFRJ.

DIRETRIZES DO CURSO

Presenças: É exigida a presença mínima de 75% em cada disciplina.
Aproveitamento: Os alunos deverão cumprir o sistema de avaliação determinado pelo docente de cada disciplina, podendo ser trabalhos individuais, em grupos e participações em aula.

Será aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver no mínimo conceito C.

O aluno reprovado em alguma disciplina, poderá recuperá-la em próxima turma se esta for oferecida.

Monografia: Ao final do curso deverá ser entrege uma Monografia tendo como tema uma ou mais disciplinas do programa. Será designado um professor orientador para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.
Material institucional: Ao início de cada disciplina, o aluno recebe uma apostila devidamente encadernada com os conteúdos da matéria a ser desenvolvida.
Coordenação executiva – FACC/UFRJ: Profa. Irene Carmen Carvalho, icarmen@uol.com.br,www.facc.ufrj.br
Coordenação logística: Instituto de Administração do Rio de Janeiro – IARJ
Local do curso: Instituto de Administação do Rio de Janeiro – IARJ. Av. Presidente Vargas, 583 – 2º andar, www.iarj.org.br